A Confederação Africana de Futebol (CAF) avisou que Moçambique arrisca-se a perder o jogo da próxima sexta-feira (15) com o Mali caso haja manifestações.
O alerta foi feito pelo presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Feizal Sidat, em conferência de imprensa, hoje, em Maputo.
“No sábado, recebemos uma notificação da CAF a dizer que o jogo vai se realizar em solo pátrio. Ontem, recebemos outra notificação dizendo que já estamos na data FIFA. Já não há nenhum caminho para dizer que podemos fazer o jogo fora. Qualquer protagonismo que possa acontecer nesta semana, praticamente, Moçambique vai perder o jogo. Portanto, é isso que a CAF vai decidir” alertou.
De acordo com Sidat, a FMF manteve encontro com o Governo, na semana passada, e houve garantias de condições de segurança para o decurso do jogo. Notou que a CAF não avançou a possibilidade de se realizar o jogo a portas fechadas dada a situação de instabilidade no país.
“Temos garantias das entidades governamentais de que teremos segurança. Acredito que neste momento de união vamos ter tranquilidade para realizar o jogo durante esta semana” disse.
Moçambique vive um período pós-eleitoral marcado por protestos “contra fraude eleitoral” que se pretendem pacíficos, mas já causaram mortes e ferimentos de dezenas de pessoas, e perdas económicas avultadas.
A selecção moçambicana de futebol tem um jogo com a congénere do Mali, marcado para a próxima sexta-feira (15). O adversário já está em Maputo e tem agendados treinos entre hoje e quinta-feira. No dia anterior ao embate, deverá realizar o treino oficial de adaptação ou reconhecimento, no Estádio do Zimpeto.
O confronto entre as selecções conta para a 5ª jornada da fase de grupos (Grupo I) de classificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN) Marrocos 2025.
Moçambique ocupa a primeira posição do Grupo I, seguido do Mali. Ambas selecções têm oito pontos. O seleccionador nacional, Chiquinho Conde, disse que o lugar de Moçambique é confortável. Referiu, contudo, tratar-se de um jogo decisivo, capaz de determinar a classificação da selecção para o CAN 2025, e apelou ao apoio dos adeptos.
Deixe uma resposta