Detido Director distrital do STAE por desvio milionário de subsídios de MMVs

Detido Director distrital do STAE por desvio milionário de subsídios de MMVs

Cerca de 300 Membros das Mesas de Votação (MMVs) amotinaram-se, no sábado, na cidade de Nampula, exigindo os subsídios de trabalhos realizados em vários pontos do distrito no âmbito das eleições gerais de 09 de Outubro.

Eles disseram que, desde o período da formação, sequer receberam algum tostão prometido. Na verdade, sem se saber por quais critérios, alguns MMVs receberam os subsídios e outros não.

Sobre o assunto, na sexta-feira, o Director Distrital do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE), na cidade de Nampula, Evaristo Alfredo, alegou nunca ter visto o dinheiro para pagar os MMVs.

“Fizemos uma busca para compreender, não tivemos uma informação concreta”, disse.

Mas sabe-se que cerca de 1.300.000 meticais para o pagamento dos MMVs foi desviado. E o Serviço Nacional de Investigação Criminal deteve o Director distrital do STAE, seus adjuntos e dois técnicos implicados no desvio do valor.

Entretanto, mais de 400 mil meticais do valor desviado já foram recuperados. Luís Cavalo, Director provincial  do STAE assegurou que não passava de sábado o pagamento do valor dos MMVs.

“O valor foi desviado. As pessoas já foram localizadas. Uma parte do valor já foi recuperada. Essas pessoas não foram culpadas, e accionámos outro mecanismo para retomar o pagamento”, assegurou.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.