Frelimo intensifica violência eleitoral e recolha de cartões de eleitores

Frelimo intensifica violência eleitoral e recolha de cartões de eleitores

O consórcio eleitoral Mais Integridade revelou que, no decurso da quinta semana de campanha eleitoral, o partido Frelimo intensificou os actos violentos de intolerância política.

Refere o conjunto de entidades da sociedade civil que dos sete incidentes registados todos evolvem apenas cidadãos do sexo masculino.

“As mais significativas foram verificadas em Mandlakazi (Gaza), onde simpatizantes de FRELIMO sabotaram a campanha de Lutero Simango e do MDM; na Maxixe (Inhambane), onde simpatizantes da FRELIMO espancaram um membro da Renamo num encontro de caravanas; na cidade de Tete, onde se registaram confrontos violentos entre simpatizantes da FRELIMO e da RENAMO; em Namarrói (Zambézia), onde simpatizantes da FRELIMO barraram a passagem de uma caravana do PODEMOS; em Muagiua-Gilé (Zambézia), onde um jovem do PODEMOS destruiu material de propaganda do MDM; em Alto Molocué (Zambézia), onde na ocasião das festividades do dia das Forças Armadas, confrontos entre simpatizantes da RENAMO e FRELIMO culminaram com o ferimento grave de um membro da FRELIMO; em Moma (Nampula), onde um simpatizante da RENAMO agrediu um membro da FRELIMO no mercado central local porque estava a falar do seu partido”, lê-se.

O consórcio notou que no período em análise o partido Frelimo intensificou acções de recolha de cartões de eleitores para efeitos de registo. Essas manobras foram verificadas nos distritos de Tete (Tete); Milange, Mocuba, Molumbo, Morrumbala e Gilé (Zambézia); Maúa (Niassa) e Angoche (Nampula). Em Angoche, os cidadãos que entregaram seus cartões de eleitores receberam em troca artigos de campanha eleitoral, com camisetes e capulanas.

A utilização dos locais de culto para fins eleitorais verificou-se, também, em alguns distritos, com responsáveis político-administrativos da Frelimo ao nível local a assumirem o protagonismo.

Estas actividades verificaram-se Mandkalazi (Gaza), na Igreja Assembleia de Deus de Chanwane (Muzamane); em Gondola (Manica), na Igreja Revelação do Apóstolo; e em Molumbo (Zambézia) na Igreja Católica do povoado de Macolocojo, na localidade de Capitão-mor.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.