Militares retomam o controle de três postos administrativos em Cabo Delgado

Militares retomam o controle de três postos administrativos em Cabo Delgado

O Governador da província de Cabo Delgado, Valige Tauabo, assegurou que as Forças de Defesa e Segurança, com apoio das forças do Ruanda, recuperaram os postos administrativos de Mucojo, Pangane e Quiterajo na província de Cabo Delgado.

As forças conseguiram proteger uma grande área na margem sul do rio Messalo, que corre ao longo da borda norte do distrito de Macomia, em apenas dois meses.

Apesar disso, Tauabo disse não aconselha “a população a retornar à área de Mucojo, porque ainda restabelecemos um bom ambiente por meio de nossas Forças de Defesa e Segurança e suas contrapartes de Ruanda e da Força Local [milícia]”.

Mas, para o retorno da população, Governador destaca ser necessário assegurar a limpeza total da área, devido a possibilidae de os terroristas implantarem explosivos em Mucojo.

“Esse é o trabalho que está sendo feito. É uma limpeza total. Em um futuro próximo, nossa população começará a retornar a Mucojo”, disse.

As operações foram desenhadas em Maio e foi implementada imediatamente após a retirada formal da Missão Militar da SADC.

Segundo Tauabo, “com a perseguição em curso, por meio de nossas forças de segurança, a Força Local, as forças da Tanzânia e a força de Ruanda, os terroristas estão encurralados. E, quando eles passam pelas comunidades durante a perseguição, a população relata e as forças intervêm prontamente para detê-los. Em breve, teremos algumas dessas pessoas sendo levadas a julgamento no tribunal, para que possam dizer exactamente o que estavam a fazer.”

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.