A KARMOL inaugurou recentemente o centro de pescado de Nacala, requalificado, cujo objectivo principal passa por garantir a sustentabilidade e conservação dos recursos pesqueiros daquela região.
Orçada em 1,5 milhões de meticais, a iniciativa de requalificação financiada pela empresa é uma resposta aos desafios enfrentados pelos pescadores locais ligados à deterioração das infra-estruturas, falta de materiais adequados para a conservação do pescado e para o exercício da actividade em alto mar, o que impactava negativamente na competitividade dos preços do pescado.
Com efeito, o centro recebeu quatro câmaras frigoríficas, mais de 25 redes de pesca, bóias de sinalização, anzóis, linha de pesca e respectivas cordas, beneficiando assim mais de 50 pescadores.
De acordo com um relatório do Banco Mundial, a pesca é, em geral, um sector com baixo desempenho e uma das soluções apresentadas é o aumento da contribuição económica da pesca. Uma vez que a aquacultura é uma parte crítica da economia moçambicana, oferece também uma vantagem única para expandir a produção económica, combater a pobreza na região e conduzir a um desenvolvimento económico sustentável.
Através da iniciativa, a KARMOL reforça o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das cidades e comunidades onde actua, com o objectivo de melhorar as condições dos ecossistemas humanos e ambientais.
O secretário da Associação de Pescadores de Nahenreque, Calibo Buananli, agradeceu à KARMOL pela oportunidade que lhes foi dada a fim de ultrapassar os maiores desafios que os impediam de trabalhar da melhor maneira.
“Esperamos que, com esta oportunidade, possamos contribuir activamente para a geração de rendimentos para sustentar várias famílias, bem como empregar mais jovens na pesca e comercialização de pescado, e promover uma cultura de gestão, poupança e segurança social”, disse.
“Temos acompanhado de perto os anseios e preocupações dos pescadores e temos procurado continuamente contribuir para a melhoria das suas condições, porque compreendemos a importância da pesca nas suas vidas. A renovação deste centro não só responde às necessidades deste grupo, como também reafirma o nosso empenhamento no grande potencial de pesca da região”, afirmou Cumhur Aksoy, Country Manager da KARMOL.
Esta acção vem no seguimento de outras iniciativas de responsabilidade social que a KARMOL realiza periodicamente desde o início da sua actividade, prestando apoio a vários níveis a instituições sociais da região.
Deixe uma resposta