A Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciou, esta manhã, em Maputo, a disponibilização de 260 milhões de meticais para as campanhas eleitorais das 37 formações políticas concorrentes às eleições de 09 de Outubro próximo.
A maior quantia da verba destina-se aos três partidos com assento parlamentar, nomeadamente a Frelimo, Renamo, e o MDM. Cada partido vai receber um pouco mais de 40 milhões de meticais.
O candidato suportado pela Coligação Aliança Democrática (CAD), Venâncio Mondlane, vai receber 21,5 milhões de meticais. Na verdade, cada um dos candidatos a Presidente da República vai receber essa mesma quantia, totalizando 86 milhões de meticais.
Os restantes partidos vão receber valores que variam de um a 10 milhões de meticais.
A CNE vai entregar os valores faseadamente, em três tranches. O desembolso da segunda tranche (25%) está condicionado à justificação do uso da primeira (50%), e a terceira (25%) do uso da segunda.
São consideradas despesas válidas para uso do dinheiro, gastos com material para propaganda, deslocações e ajudas de custo no âmbito da campanha, bem assim a gestão bancária das contas para onde serão canalizados os valores.
A campanha eleitoral arranca no próximo dia 24 de Agosto, de acordo com o calendário eleitoral.
Deixe uma resposta