O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse, hoje, em Gorongosa, província de Sofala, que as guerras e as mudanças climáticas constituem ameaças para a vida selvagem.
O chefe de Estado falava durante as celebrações do Dia internacional do fiscal da floresta e fauna bravia.
“A guerra e a instabilidade, sem procurar culpados, têm efeitos catastróficos na natureza”, disse Nyusi, referindo a morte de animais, redução da capacidade de controlo de práticas ilegais na floresta como a caça furtiva e tráficos e sobre-exploração dos recursos.
“Há aqueles que fazem a guerra precisamente para que não haja espaço para o controle da pilhagem de riquezas”, apontou, notando que as populações também são prejudicadas.
O PR disse, igualmente, que a vida selvagem é ameaçada pelas mudanças climáticas, das quais Moçambique foi vítima nos últimos anos.
“O Idai foi um problema. Logo a seguir Kenneth. E depois apareceu Freddy. Freddy foi completamente estranho, ele é cobarde”, referiu.
Nyusi avançou que cerca de um milhão de plantas e animais correm perigo de extinção por conta das mudanças climáticas.
“Apesar de o mundo dispor, presentemente de conhecimento, em alguns casos, meios necessários para lidar com as aceleradas mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e os seus impactos negativos muitas vezes aparecem em cascatas”, disse. (Fonte: RM)
Deixe uma resposta