Cabo Delgado: Moçambique continua a ‘namorar’ Exxon Mobil para voltar… ao gás

Cabo Delgado: Moçambique continua a ‘namorar’ Exxon Mobil para voltar… ao gás

Moçambique ainda continua a contar com a operacionalização do projecto de exploração de gás natural liquefeito na Área 4 da Bacia do Rovuma, na província de Cabo Delgado, avaliado em 46 mil milhões de dólares norte-americanos.

Neste sentido, o país continua a manter contacto com as partes intervenientes no projecto, incluindo a petrolífera norte-americana, Exxon Mobil. Os contactos visam a tomada da Decisão Final de Investimento (DFI).

“A Área 4 activou a cláusula de força-maior. Estamos a trabalhar com todos os actores da Área 1 e Área 4 para que as actividades iniciem o mais rápido possível”, disse recentemente, Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional do Petróleo, Nazario Bangale.

Citado pelo Notícias, assegurou que “têm havido reuniões regulares e naturais entre o regulador e as concessionárias e, no momento oportuno iremos dar os passos seguintes”.

Ainda este ano, Walter Kainsteiner, responsável da Exxon Mobil, manteve encontro com o Presidente da República, Filipe Nyusi, e assegurou que a multinacional continua a analisar cuidadosamente as datas para a DFI.

O projecto da Exxon Mobil prevê produzir 18 milhões de toneladas de gás natural liquefeito por ano. Ele tem uma componente de exploração offshore (mar) e outra de processamento onshore (terra).

e-massa

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.