O maior partido da oposição em Moçambique, Renamo, vai iniciar hoje, em todo o país marchas em repúdio ao resultados das VI eleições autárquicas de 11 de Outubro de 2023.
Recorde-se que de acordo com os dados intermédios avançados pelos órgãos responsáveis de divulgar os resultados oficiais das eleições, o partido Renamo não venceu em qualquer autarquia do país. O partido Renamo apenas reconhece os resultados da contagem paralela que a si atribuem vitória, em vários municípios do país, Maputo, Matola, Vilankulo, Quelimane, Chiúre, entre outros.
A manifestação foi recentemente convocada pelo presidente do partido, Ossufo Momade, na cidade de Maputo. Em outras situações também advertiu que se prevalecessem os resultados forjados poderá haver uma convulsão social. Notou ainda que apesar de ter entregado as armas, existem cartadas para opor-se à injustiça política.
“O que eu quero é uma manifestação nacional, não é a guerra”, disse o líder da Renamo, no domingo.
As marchas deverão iniciar em todo o país a partir das 8h30 na Praça dos Combatentes (Xiquelene), onde, na segunda-feira, debaixo de chuva, Venâncio Mondlane, o cabeça-de-lista da Renamo para a cidade de Maputo, junto a centenas de jovens, esteve a realizar protestos.
Deixe uma resposta