O Conselho de Administração do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD/AfDB) aprovou uma subvenção orçamental de 11,7 milhões de dólares para o Mecanismo Africano de Financiamento de Fertilizantes (AFFM) para as suas operações de 2023.
A aprovação, a 16 de Maio, aumenta o fundo atribuído ao programa para um total de 16,4 milhões de dólares, com 4,7 milhões de dólares do dinheiro transitado do ano anterior, escreve fonte verificada pelo MZNews.
O AFFM vai facilitar o acesso dos pequenos agricultores aos insumos e aos serviços de extensão através de projectos de garantia de crédito e de reforço das capacidades dos agricultores e dos distribuidores de insumos.
Disse que continuaria a trabalhar com o Centro Internacional de Desenvolvimento de Fertilizantes (IFDC) e a Aliança para uma Revolução Verde em África (AGRA) em iniciativas para melhorar a produção, o comércio e a utilização de fertilizantes, lançadas em 2021.
Além disso, o programa deverá proceder a uma análise detalhada da política em matéria de fertilizantes em, pelo menos, dez países africanos, que permitirá fazer o levantamento da situação actual, identificar lacunas e preparar um plano de acção.
O objectivo é apoiar orientações políticas que resolvam as deficiências identificadas.
O AfDB aprovou igualmente o plano de actividades para este ano, que contempla o reforço do sector dos fertilizantes através do acesso ao financiamento, o apoio ao desenvolvimento de reformas políticas sustentáveis para melhorar a produção, o comércio e a utilização de fertilizantes, e a facilitação do acesso a insumos e assistência técnica para os pequenos agricultores.
O AFFM prevê continuar a implementar três projectos de garantia de crédito comercial no valor de 8,3 milhões de dólares nos países beneficiários, incluindo o Zimbabué (4,3 milhões de dólares), a Costa do Marfim (2 milhões de dólares) e o Gana (2 milhões de dólares).
Ainda este ano o mecanismo tenciona implementar estratégias de garantia de crédito comercial de 9,7 milhões de dólares na Tanzânia, Uganda, Moçambique e Quénia.
O Mecanismo Africano de Financiamento de Fertilizantes é um fundo especial da União Africa lançado em 2006 que visa melhorar a produtividade agrícola através do provimento de fertilizantes. É acolhido e gerido pelo Banco Africano de Desenvolvimento. O AFFM tem um plano estratégico para o período 2022 – 2028.
Deixe uma resposta