O presidente do partido da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), Filipe Nyusi, foi reeleito por unanimidade para o mais alto cargo do grupo político, no escrutínio em que ele foi o único candidato a sua sucessão. A votação foi hoje realizada na cidade da Matola, no decurso do XII Congresso do Partido.
Dados em nosso poder indicam que todos os 1.345 delegados envolvidos no processo votaram pela permanência de Nyusi na presidência do maior partido político em Moçambique.
No entanto, recorde-se que o MZNews, citou, na semana passada, o Secretário-Geral da Frelimo, Roque Silva, que antecipou a vitória de Nyusi por ser o único candidato a sua sucessão. Mas também sabemos que isso vinha sendo preparado muito antes do momento da votação. Como que confirmando essa vitória, na sexta-feira da semana passada, quando iniciou o Congresso, o Secretário da Organização da Juventude Moçambicana (OJM) – ala jovem do partido – Silva Livone, citado por um jornal, teria dito que a reeleição de Nyusi representaria “”respeito, reconhecimento e agradecimento pelas vitórias do partido” nos últimos anos.
Após a confirmação da sua reeleição, Nyusi tomou posse esta noite e, no seu discurso, agradeceu o voto de confiança que lhe fora dado pelos militantes do partido e prometeu trabalhar mais pela consolidação da unidade nacional.
Durante a investidura de Nyusi, o antigo Presidente de Moçambique, Joaquim Chissano alertou para o facto de este ser um momento marcante para a Frelimo por ser a primeira vez em que um candidato é eleito com a totalidade dos votos.
Deixe uma resposta