O presidente da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), Filipe Nyusi, vai concorrer a sua própria sucessão para um terceiro mandato na liderança do partido no poder desde a independência do país, anunciou, hoje, na Matola, o Secretário-Geral, Roque Silva.
A informação foi avançada a jornalistas no âmbito da apresentação do estágio dos preparativos para o XII Congresso do partido que inicia já na próxima sexta-feira (23).
“Posso dizer, seguramente, que o candidato é Filipe Jacinto Nyusi e membro querido dos membros da sexagenária Frelimo”, assegurou Silva.
Na ocasião, o secretário do maior partido do país garantiu estar tudo em conformidade para o evento decorrer sem sobressaltos.
“Estamos suficientemente preparados para a fase final desta grande festa que é a realização do congresso em si”, disse, explicando que o congresso iniciou nas células e círculos do partido.
Na linha dos assuntos na mesa, Roque Silva adiantou que o evento vai servir para a aprovação dos instrumentos orientadores do partido para os próximos cinco anos como a revisão dos estatutos do partido.
“Vamos analisar e aprovar uma nova componente que nos vai permitir valorizar aqueles que representam o património histórico da Frelimo por terem sido os grandes obreiros da construção do partido”, referiu.
Não menos importante, a Frelimo vai realizar eleições internas para a escolha de um novo Comité Central que por sua vez vai eleger o Secretário-Geral e o seu secretariado e também vai eleger o novo Comité de Verificação, segundo Roque Silva.
Deixe uma resposta