Ex-Director da INAE expulso do Aparelho do Estado por corrupção e abuso de cargo

Ex-Director da INAE expulso do Aparelho do Estado por corrupção e abuso de cargo

O Ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita, ordenou a exoneração do ex-Director e Inspector sénior da Inspecção das Actividades Económicas (INAE), Verónio Duvane, por actos de corrupção e abuso de cargo e função. A ordem de demissão foi assinada a 15 de Julho de 2022.

A expulsão de Duvane está no seguimento das investigações e acusação movidas pelo Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC), cujo processo já foi remetido ao Tribunal Judicial do Distrito KaMpfumu. Saiba mais…

A informação foi divulgada através de uma circular, assinada pelo chefe do Departamento de Recurso Humanos do ministério em questão, no dia 3 de Agosto, onde lê-se:

“No âmbito do processo disciplinar, movido contra o senhor Verónio Duvane, Inspector Superior das Actividades Económicas D, escalão 1, que havia sido nomeado para o cargo de Director Nacional de Operações de Pesquisa e Inteligência Económica na INAE-Central, vimos comunicar à vossa Excelência que, por despacho de 15 de Julho de 2022, de sua Excelência Ministro da Indústria de Comércio, foi expulso do Aparelho de Estado.”

Duvane foi flagrado com 250.000 meticais extorquidos a uma agente comercial de origem estrangeira na cidade de Maputo. O propósito era evitar a passagem de multa pelas irregularidades verificadas no acto de inspecção.

Neste momento, Verónio Duvane responde a um processo-crime em liberdade provisória, por uso de cargo público para exigir, a seu favor, vantagens e prática de abuso de cargo e função.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.