Voos directos entre Moçambique e Ruanda iniciam próximo mês

Voos directos entre Moçambique e Ruanda iniciam próximo mês

A ligação aérea directa entre as capitas de Moçambique, Maputo, e do Ruanda, Kigali, vão iniciar no próximo mês, Agostos, disse, no sábado, o Alto-Comissário ruandês em Moçambique, Claude Nikobisanzwe.

“Nossa companhia aérea iniciará vôos directos de Maputo para Kigali, o que impulsionará a circulação de pessoas e mercadorias e estimulará o comércio. Em princípio, será na primeira semana de Agosto”, disse.

Para o responsável, a ligação aérea entre as nações, que do lado do Ruanda serão operados pela RwandAir, vai permitir o incremento no volume de negócio, mais ainda pelo facto de recentemente as partes terem fortalecido as relações nos domínios político e comercial.

O Ruanda tem o interesse de ver simplificado o processo de visto para os seus cidadãos entrarem em Moçambique, especialmente porque moçambicanos podem entrar no Ruanda sem visto.

“Estamos em discussões com nossa contraparte, para ver se não podemos ter as mesmas facilidades para os ruandeses”, revelou.

Uma delegação de 120 empresários ruandeses participou recentemente do Fórum Empresarial Moçambique-Ruanda para aproveitar as oportunidades de investimento no país.

Moçambique exporta actualmente açúcar, minérios e outros produtos de mineração para Ruanda, mas ambas as partes querem ver um aumento nas exportações.

“Acreditamos que o porto de Nacala, com suas águas profundas, pode ajudar nesta cooperação”, apontou.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.