Mais de metade das PME moçambicanas precisam de adoptar a transição digital

Mais de metade das PME moçambicanas precisam de adoptar a transição digital

Um estudo da Intercampus revelou que 58% das Pequenas e Médias Empresas (PME) das três principais capitais provinciais moçambicanas ainda não iniciou o processo de transformação digital, disse, hoje, em Maputo, o Coordenador de Desenvolvimento & Apoio Comercial da PHC Software Moçambique.

E desse grupo de empresas das cidades de Maputo (cidade e Matola), Beira (Sofala) e Nampula (cidade e Nacala) 79,3% sequer tem um projecto estratégico para iniciar com o processo mesmo que já tenham pensado em avançar para a digitalização, avançou Victor Cau, quando apresentava as principais conclusões da investigação.

Revela o estudo que as 150 empresas avaliadas mantêm reservas relacionadas à percepção do custos operacionais para iniciar o processo de digitalização bem como o baixo nível ou mesmo inexistência de literacia digital e carência de recursos humanos habilitados para lidar com os recursos digitais.

“A investigação que realizámos também demonstrou que essas empresas mantêm-se fora desse processo por considerarem que ganham pouco”, disse Victor Cau, tendo revelando que os níveis de facturação dessas PME (71,3%) varia entre os 1.2 milhões e 10 milhões de meticais.

No mesmo contexto, Cau explicou que não existem níveis de facturamento para as empresas aderirem a esse processo de integração digital.

“Nós estamos a caminhar, muito rapidamente, para uma realidade em que logo à prior as empresar já deverão nascer num contexto digital ou com esta componente de gestão digital na sua génese”, previu.

A análise indica, ainda, que a aposta nos softwares de gestão tem sido um forte aliado das empresas na facturação. E, no conjunto das PMS avaliadas 66,7% das que efectuam vendas online afirmou que o e-commerce tem um peso de até 25% no lucro.

Os softwares de gestão empresarial são ferramentas essenciais no processo de digitalização das empresas, permitindo criar um ecossistema onde colaboradores têm uma melhor experiência de trabalho e os clientes têm melhores produtos, acredita a PHC.

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