Os Terminais de Granéis Secos de Maputo e Matola, Grindrod Mozambique Lda. (GML) e o Terminal de Carvão da Matola (TCM), subconcessões da Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC), vão aumentar a sua área de ocupação.
A medida visa responder à demanda global por exportação de carvão, que atingiu o seu pico em 2021 e desde então a procura apenas tende a aumentar, estando a registar novos recordes, um atras do outro. Isto deve-se ao aumento dos preços do carvao no internacional.
A capacidade de manuseamento da GML será aumentada da capacidade actual de 1.5 milhão de toneladas por ano para 4.5 milhões de toneladas anuais, no primeiro semestre deste ano, um aumento de 200%.
A capacidade actual da TCM de 7.3 milhões de toneladas por ano será aumentada para 12 milhões de toneladas anuais, a curto/médio prazo, e para 20 milhões de toneladas por ano a longo prazo.
Antecipando a crescente demanda por exportações, o TCM começou com a reabilitação de infra-estrutura e substituição de instalações e equipamentos em 2009, que incluiu o aprofundamento e extensão do cais. Um montante de 128,7 milhões de dólares foi investido até o momento.
A expansão da capacidade da GML está em curso e o estudo de viabilidade para o projecto de expansão previsto no TCM já foi concluído. Fundamental para ambos os projectos é desbloquear os nós de estrangulamento rodoviários e ferroviários ao longo do corredor.
Os planos de expansão estão incluídos no novo Plano-Director do Porto de Maputo, que será apresentado ao público no início de Maio de 2022 durante a Conferência do Porto de Maputo.