Os funcionários da mineradora chinesa Ding Sheng Minerais, que explora areias pesadas no distrito de Chibuto, na província de Gaza, encerraram, na quinta-feira, temporariamente as suas actividades devido às más condições de trabalho.
Prevê-se que a greve dure 15 dias, mas a sua interrupção só vai ocorrer quando o patronato satisfizer as exigências dos trabalhadores.
Entre as exigências, está a observância das medidas de higiene e segurança no trabalho, com destaque para o fornecimento de equipamento de protecção e assistência médica e medicamentosa.
Os trabalhadores, na sua maioria naturais do distrito de Chibuto, pedem ainda respeito por parte dos seus supervisores (chineses), que constantemente os ameaçam de despedimento, para além de efectuarem descontos salariais sem observância da legislação laboral.
Os grevistas exigem ainda que o patronato faça a distinção clara das categorias dos trabalhadores mestres e ajudantes; entregue as cópias dos contratos de trabalho; pague os subsídios previamente acordados; e melhore as condições de transporte.