Governo lança financiamento para empresas em Cabo Delgado

O Ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita, lança, hoje, na cidade de Pemba, na província de Cabo Delgado, uma linha de financiamento avaliada em 35 milhões de meticais para a recuperação de empresas afectadas pelas incursões terroristas.

O acto de lançamento consistirá na apresentação do Modelo Operacional do Programa e a entrega simbólica de cheques aos beneficiários

O apoio segue no âmbito do Programa de Relançamento do Sector Privado (PRSPIII), e os beneficiários serão as empresas de micro-crédito locais, responsáveis por garantir apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME).

De acordo com o Governo, esse modelo de disponibilização do apoio vai flexibilizar a entrega do dinheiro às MPME. E, através das empresas de micro-crédito, o sector comercial rural, mulheres chefes de famílias, viúvas e jovens desempregados, bem como a pequena indústria poderão beneficiar-se dos valores alocados.

Os ataques em Cabo Delgado afectaram várias estruturas económicas, entre as quais, 4,965 MPME, operando nas áreas da indústria, comércio geral e serviços.

Aquela província perdeu a sua capacidade produtiva devido aos elevados níveis de destruição nos distritos de Mocímboa da Praia, Palma, Muidumbe, Nangade, Quissanga, Ibo, Meluco e Mueda.

Carlos Mesquita vai igualmente escalar os distritos de Chiúre e Metuge, onde deverá estabelecer contactos com os agentes económicos locais, bem como visitar algumas unidades fabris, com destaque para duas unidades de produção, uma de álcool e outra de cimento.

Partilhar este artigo