Preços de combustíveis podem subir já em Fevereiro, diz a AMEPETROL

A Associação Moçambicana de Empresas Petrolíferas (AMEPETROL) alertou, esta terça-feira, para a possível subida dos preços de combustíveis em Moçambique, a partir do mês de Fevereiro, uma vez que as reservas nacionais só permitirão manter a estabilidade de fornecimento até esse período.

A associação justifica a medida com a subida do preço do petróleo no mercado internacional, que, esta terça-feira, atingiu o máximo de sete anos, e também com os constantes incrementos dos preços do CIF (Cost, Insuranse and Freight, ou seja, Custo, Seguro e Frete).

“O preço de barril [do petróleo bruto e seus derivados] [atingiu], hoje, dia 18/01/2022, nos mercados internacionais, o valor de 84.95 dólares, superando assim os níveis recordes alcançados há mais de 7 anos (Outubro de 2014)” segundo o comunicado da AMEPETROL a que o MZNews teve acesso.

A instituição avisa que, em Fevereiro, os preços internacionais vão se reflectir nas importações para Moçambique, sendo que o ajustamento depende do “CIF, taxa de câmbio e introdução ou ajustamento de impostos (IVA, Direitos Aduaneiros, e outras taxas)”.

A AMEPETROL garante que está a trabalhar com autoridades nacionais para minimizar o impacto das alterações no público. No entanto, esse diálogo não prevê a estabilização dos preços, mas sim “a existência de stock, reduzindo a possibilidade de ruptura no fornecimento e manutenção da capacidade de importação, armazenamento e distribuição de todas as empresas membros da [associação]”.

“A AMEPETROL reitera o compromisso de garantir o pleno fornecimento de combustíveis no território nacional e durante os próximos dias continuará a acompanhar a evolução dos preços nos mercados internacionais”, conclui a nota de imprensa.

Partilhar este artigo