Actualmente, parece que as pessoas estão menos susceptíveis em aceitar ou considerar uma proposta de novo emprego. E isso está a levar empresas a procurar gestores de recursos humanos que possam convencer as pessoas a assumir os novos postos de trabalho, propondo-lhes várias regalias.
Por outro lado, devido à pandemia – que levou milhares de pessoas ao desemprego – aqueles que sobreviveram a esse período de demissões massivas têm agora a oportunidade de progredir na carreira, e são o alvo dos recrutadores. E é aqui onde entra o “X” da questão – é ainda mais importante levar o seu próprio tempo a ponderar as suas opções.
A estratégia para lidar com a indecisão de aceitar uma nova proposta de carreira é proposta pela professora de gestão na Texas Christian University, dos Estados Unidos da América, Abbie Shipp.
Segundo a especialista no envolvimento dos trabalhadores ao longo do tempo, a pior coisa que alguém pode fazer é tomar uma decisão precipitadamente, sem a devida avaliação geral dos prós e contras da proposta, sobretudo se as vantagens atractivas ou uma tendência do tempo estiverem a influenciar o seu julgamento. Por isso, recomenda a utilização de um truque contra-intuitivo, para decidir se uma oferta de emprego vale mesmo a pena: concentrar-se nos aspectos negativos.
Qual é a vantagem de focar-se nos aspectos negativos?
A especialista sugere que faça uma lista das coisas boas e mas do emprego actual e da oferta de trabalho que pode estar a pensar em aceitar.
Em última análise, deverá certificar-se de que o trabalho em si, a equipa e a cultura da empresa são compatíveis com os seus objectivos pessoais e profissionais. Se todos os “prós” parecem igualmente atractivos e não o ajudam a chegar a uma decisão, concentre-se na sua lista de “contras”.
“As coisas negativas farão com que queira sair mais de uma empresa, por isso decida por si próprio: quais é que pode tolerar”? diz a especialista.
No geral, as pessoas são avessas ao risco, pelo que poderá ter uma reacção mais forte ao que não gosta numa situação, ou ao que poderá perder ao fazer uma determinada mudança, em comparação com o que gostaria de ter numa potencial mudança.
Priorize os aspectos mais importantes do trabalho que vão impactar nos resultados da empresa.
Calcular os custos da oportunidade
As pessoas que mudam de emprego recebem normalmente um salário mais elevado numa nova função, mas uma mudança pode também perturbar as suas finanças e crescimento profissional, pelo menos temporariamente. “É preciso prever se haverá lucro a longo prazo com a mudança”.
Por outro lado, também convém considerar as opiniões de pessoas mais próximas, profissionais, família e amigos, para ajudá-lo a determinar as vantagens de um emprego e se vale a pena apostar na nova oportunidade.
No final das contas, reserve tempo suficiente para tomar uma decisão que seja a melhor para a sua carreira e vida pessoal. “”Não se deixe influenciar por uma tendência”.