Zambézia terá um regadio avaliado em 3,8 milhões de dólares

Trata-se da construção do regadio de Munda-Munda, situado no distrito de Maganja da Costa, província de Zambézia.

As obras de construção do regadio fazem parte do projecto SUSTENTA e estão avaliadas em 3, 8 milhões de dólares. O Valor é financiado pelo Governo, com o apoio da Agência Internacional de Desenvolvimento. O regadio prevê beneficiar de forma directa cerca de 825 famílias. Vai igualmente elevar os níveis de produtividade dos actuais 1T/hec para 10T/hec, sendo 6T/han na1ª época (Novembro a Maio) e 4T/hec na 2ª época(Julho a Outubro). Prevê-se que o regadio consiga gerar por campanha uma renda na ordem dos 100 milhões de meticais a favor das famílias.

“As obras estão numa fase bem avançada, permitindo a utilização do Regadio para a campanha que se avizinha”, avançou o ministro de Agricultura e Desenvolvimento rural, Celso Correia durante a sua visita ao Regadio.

O ministro disse que, a ação do Governo não se resume somente à requalificação do Regadio de Munda-Munda, mas integra a reabilitação de 1200hec nas províncias de Gaza, Manica, Sofala, e “igualmente a facilitação de acesso a kits de produção para mais de 50.000hec, para pequenos produtores”.

Referiu ainda que, a província da Zambézia tem sido uma referência na implementação do programa SUSTENTA que de forma gradual vai cobrindo cada dia mais beneficiários.

Até ao momento as obras estão em 78% do nível de execução. O término está previsto para 22 de Dezembro do ano corrente.

Partilhar este artigo