A embaixada do Japão em Moçambique anunciou a entrega de um milhão e meio de euros ao Programa Alimentar Mundial (PAM) em Moçambique para minimizar a insegurança alimentar das comunidades desalojadas pelos ataques armados em Cabo Delgado.
A doação vai servir para comprar peixe enlatado para mais de 25 mil pessoas deslocadas pela violência no norte de Moçambique durante os próximos 12 meses, esclareceu o PAM em comunicado.
“O Governo do Japão está extremamente preocupado com a situação humanitária no Norte de Moçambique”, disse Hajime Kimura, embaixador do Japão em Maputo.
O retrato feito pelo PAM continua a ser de alerta.
“As necessidades estão a aumentar, com mais de 800 mil pessoas deslocadas e milhares afectados nas comunidades de acolhimento no norte de Moçambique”, disse o diretor adjunto do PAM, Pierre Lucas, esperando que outros doadores “sigam o exemplo japonês”.
Os ataques armados por insurgentes desde 2017 em distritos do norte de Cabo Delgado já provocaram mais de 3 100 mortes, segundo o projecto de registo de conflitos ACLED, e mais de 817 mil deslocados, de acordo com as autoridades.
Agência Lusa