Moçambique poderá ser uma referência regional na exportação de frango, nos próximos dez anos, são projecções avançadas, esta segunda-feira, pelo Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, no programa “Cartas na Mesa”, da Rádio Moçambique.
Celso Correia frisou que há necessidade de se ciar um ambiente favorável para níveis de produção, com vista a exportação.
“Criando um ambiente favorável, o sector privado moçambicano, em particular o de avicultura, já mostrou que tem capacidade de exportar frangos para onde tiver que exportar. Portanto, estamos convencidos que um caminho a médio prazo, quando falamos de médio prazo, estamos a falar de cinco a dez anos, Moçambique poderá ser uma referência na exportação regional de frangos e aí atingirmos o número desejado que nós estamos a falar, mas importa fazer uma reflexão”, explica Correia.
O frango em Moçambique não é dos mais caros do mundo, porém, o ministro sublinha que “temos situações de países em que o frango é muito mais caro e depois sofremos ainda com a importação de frangos que agora reduziu este ano, devido a uma acção do governo, onde os pedações sem inserção noutros mercados, como EUA, chegam à Moçambique a um preço de desconto e quando entram pela porta de cavalo então, criam estes desequilíbrios no mercado “.
Deixe uma resposta