Moçambique poderá ser referência regional na exportação de frango

Moçambique poderá ser referência regional na exportação de frango

Moçambique poderá ser uma referência regional na exportação de frango, nos próximos dez anos, são projecções avançadas, esta segunda-feira, pelo Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, no programa “Cartas na Mesa”, da Rádio Moçambique.

Celso Correia frisou que há necessidade de se ciar um ambiente favorável para níveis de produção, com vista a exportação.

“Criando um ambiente favorável, o sector privado moçambicano, em particular o de avicultura, já mostrou que tem capacidade de exportar frangos para onde tiver que exportar. Portanto, estamos convencidos que um caminho a médio prazo, quando falamos de médio prazo, estamos a falar de cinco a dez anos, Moçambique poderá ser uma referência na exportação regional de frangos e aí atingirmos o número desejado que nós estamos a falar, mas importa fazer uma reflexão”, explica Correia.

O frango em Moçambique não é dos mais caros do mundo, porém, o ministro sublinha que “temos situações de países em que o frango é muito mais caro e depois sofremos ainda com a importação de frangos que agora reduziu este ano, devido a uma acção do governo, onde os pedações sem inserção noutros mercados, como EUA, chegam à Moçambique a um preço de desconto e quando entram pela porta de cavalo então, criam estes desequilíbrios no mercado “.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta