O Presidente da República (PR), Filipe Nyusi, destacou que a descoberta de gás natural em Moçambique colocou o país no mapa dos grandes produtores do recurso e abriu o leque de possibilidades e desejo de investimento no sector.
“A descoberta, em 2010, de uma das maiores reservas naturais de gás natural do mundo, mudou as perspectivas sobre a economia ou a geografia económica de Moçambique. Abriu novos horizontes de desenvolvimento que já se começam a fazer sentir. O país passou a integrar, desde finais de 2022, a lista de produtores de gás com o início da produção gigantesca do reservatório Coral Sul, na bacia do Rovuma. Este facto nos posiciona na vanguarda da produção energética, e a perspectiva de sermos um player de referência a nível continental e mundial”, referiu.
Falando, na quinta-feira, na abertura no Fórum de Negócios Moçambique-Índia, o PR revelou que o Governo listou a agricultura, energia, recursos minerais e indústria extractiva como as áreas prioritárias e estratégicas para o Investimento Directo Estrangeiro.
“O tema da conectividade, corredores logísticos e de turismo realçam Moçambique como um hub regional e continental salientando o sector de serviços como uma marca futura do nosso trajecto nas exportações”, apontou Nyusi.
Segundo o Presidente, os temas da economia do mar representam cadeia de valores com enormes potencialidades de internacionalização e capitalização externa.
Disse o PR que o tema da energia, com enfoque para a transição energética, configura oportunidades que robustece a agenda de oportunidades de investimentos.
Deixe uma resposta