Moçambique, Botswana e Zimbabwe investem três milhões para construção do porto de águas profundas

Moçambique, Botswana e Zimbabwe vão investir um total de três milhões de dólares num estudo de viabilidade para construção de um porto de águas profundas em Maputo e uma linha férrea, anunciaram os chefes do Estado.

“Chegamos a um acordo para que cada país, invista um milhão de dólares para a realização do estudo de viabilidade, disse o Presidente do Botswana, Mokgweetsi Masisi, após um encontro com o chefe do Estado moçambicano, Filipe Nyusi que está de visita de trabalho a Gaborone.

O projecto, que se espera que envolva o sector privado inclui uma linha férrea ligando os três países, numa extensão de 1100 quilómetros.

Segundo o chefe do Estado do Botswana, o objectivo é dinamizar as relações entre os três países, facilitando a exportação e importação de produtos, com destaque para o petróleo. “Nós temos o desenvolvimento deste porto como o compromisso, salientou Masisi, citado pela Televisão de Moçambique.

Por sua vez, o Presidente moçambicano Filipe Nyusi reiterou o envolvimento do sector privado para a viabilização do projecto. Convidou os presidentes a sobrevoarem a área em que será construído o porto em Maputo. D

Além do projecto, nesta visita, Filipe Nyusi e o seu homologo do Botswana assinaram acordos de cooperação para dinamizar também áreas como agricultura e energias, além de conservação de biodiversidade e defesa.

Partilhar este artigo