Conselho de ONGs da África Austral propõe adiamento da investidura presidencial

Conselho de ONGs da África Austral propõe adiamento da investidura presidencial

O Conselho de Organizações Não-Governamentais da África Austral (SAf-CNGO) propõe o adiamanto da investidura presidencial que ocorre hoje na capital moçambicana, Maputo.

Em comunicado, o conselho avançou, na verdade, quatro propostas-chave para pôr termo ao conflito pós-eleitoral no país, e trazer de volta a estabilidade económica, em particular, na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

“A SAf-CNGO propõe uma intervenção urgente para fazer face aos conflitos e tensões em curso no país, para servir os melhores interesses do povo de Moçambique e da região mais alargada da SADC” lê-se.

A primeira proposta era a suspensão imediata da cerimónia de investidura do novo Presidente da República de Moçambique; a segunda visa convocar uma Equipa Multissectorial de Mediadores que inclua Antigos Chefes de Estado dos Estados Membros da SADC, nomeadamente, Maláui, África do Sul, Botswana e Tanzânia; a terceira é o envolvimento de uma Liderança Societal Moçambicana mais alargada; e, por fim, um apelo ao Compromisso com a Paz e os Valores Democráticos onde cessem os protestos pós-eleitorais e a carnificina policial.

Foi enviada uma comunicação oficial aos representantes de todas as partes envolvidas, convidando-os para conversações de mediação para uma resolução pacífica da questão. Continuamos esperançados numa resposta positiva de todos, refere o documento.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.