Valorizar a proeza do Podemos, mas lamentar a queda do gigante Renamo – Bitone Viage

Valorizar a proeza do Podemos, mas lamentar a queda do gigante Renamo – Bitone Viage

O analista político do Consórcio Eleitoral Mais Integridade, Bitone Viagem, entende que os resultados centralizados das eleições gerais de 9 de Outubro não extravasaram as expectativas.

“Em termos gerais, se deve valorizar esta proeza eleitoral do partido Podemos, e lamentar esta que histórica do gigante chamado Renamo”, referiu.

Os resultados foram apresentados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), na quinta-feira (24), e dão vantagem ao partido Frelimo (195 assentos no parlamento) e ao seu candidato, Daniel Chapo (70,67%). O partido Podemos (31) conquistou o segundo lugar no parlamento. Venâncio Mondlane (20,32%) foi o segundo candidato presidencial mais votado. A Renamo (20) e Ossufo Momade (5,81%) seguem em terceiro lugar. E o Movimento Democrático de Moçambique (4) e Lutero Simango (3,21%) conquistaram o quarto lugar.

Os dados ainda devem ser validados pelo Conselho Constitucional, e caso os resultados se mantenham, vai se carimbar a ascensão meteórica do partido Podemos como segundo partido com maioria parlamentar. A Renamo ocupou esse posto desde as primeiras eleições multipartidárias, em 1994. Este ano averbou a maior derrota de sempre.

“Foi, na verdade, um apuramento à expectativa do que já esperávamos” disse, sem se alongar.

E quando questionado sobre se os resultados reflectem a verdade eleitoral, referiu ser tarefa da responsabilidade dos tribunais, mas também dos partidos comprovar as irregularidades verificadas.

“Cabe, neste momento, aos tribunais virem mostrar que não houve a verdade eleitoral”, disse, notando que “o processo não foi, ao seu todo, transparente, justo e livre”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.