A Ministra da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Helena Kida, disse, hoje, que o Governo não poderá satisfazer algumas preocupações do caderno reivindicativo dos magistrados por falta de orçamento.
“Chegamos a conclusão de que algumas das reivindicações não poderão ser respondidas de imediato… e resolver algumas questões de cariz meramente financeira requer orçamento”, disse, notando que foi extemporâneo o anúncio da greve prevista para Agosto. “Orçamento já tinha sido aprovado”.
Ela revelou, no entanto, que foi estabelecido um cronograma para resolver o que considera de “preocupações legítimas dos magistrados”. Assegurou que as partes estão em permanente diálogo para saber o que está a ser feito.
Por outro lado, falando à margem da abertura da conferência nacional religiosa, a Kida disse que também está na mesa de diálogo a possibilidade de atribuir segurança para os magistrados, incluindo a alocação de armas.
Segundo a Ministra esta perspectiva é analisada individualmente, conforme as peculiaridades dos casos judiciais que um magistrado esteja a tratar. Mais ainda, no prisma de ponderação, não se deve colocar em causa aqueles que, verdadeiramente, devem portar armas, como militares e polícias, em Cabo Delgado. E, para já, seria insuportável alocar um segurança para cada magistrado. (Fonte: STV)
Deixe uma resposta