Central de Betão: Moradores da Costa do Sol procuram intervenção do Supremo

Central de Betão: Moradores da Costa do Sol procuram intervenção do Supremo

Os moradores do bairro da Costa do Sol, arredores da cidade de Maputo, procuram recorrer ao Tribunal Supremo (TS) para tratar do conflito de interesses com a Central de Betão.

Os queixosos contestam a recente decisão do Tribunal Superior de Recursos (TSR) de anular a suspensão da construção da fábrica. Mas antes de chegar ao Supremo, os moradores submeteram, no dia 20 de Agosto, um pedido de aclaração da referida decisão do TSR.

O TSR anulou a decisão do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo (TJCM) de 14 de Março de 2024, que dava provimento ao pedido dos moradores para a suspensão das obras de construção da Central de Betão por danos ambientais. A decisão do TSR, de 31 de Julho de 2024, é o provimento do recurso submetido pela dona da obra, a África Great Wall Con​crete Manufacture Lda. O TRS justificou a decisão com o facto de não ser da competência do TJCD ordenar a suspensão das obras.

De acordo com o Savana, os moradores da Costa do Sol, depois de notificados do pedido de aclaração da decisão do TSR, vão solicitar ao TS a manutenção, nos mesmos termos, da decisão do TJCM.

Nota o semanário que​, do facto de a decisão do TSR ainda não ter transitado em julgado​, prevalece a decisão do TJCM, ou seja, as obras continuam suspensas. No entanto, parece haver indícios de as obras terem sido retomadas.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.