Estado apreendeu mais de 30 mil metros cúbicos de madeira extraído ilicitamente no ano passado

Estado apreendeu mais de 30 mil metros cúbicos de madeira extraído ilicitamente no ano passado

O Governo diz ter apreendido só ano passado, 31.896 metros cúbicos de vários tipos de madeira extraída ilicitamente. Isso incluía lenha e materiais de construção, mas também toras não processadas e alguma madeira serrada.

A informação foi avançada esta sexta-feira pela ministra da Terra e do Meio Ambiente, Ivete Maibaze, durante uma reunião nacional realizada para apresentar propostas de regulamentação da lei florestal.

Maibaze disse na ocasião que o Governo tem feito esforços para reduzir atos que ameaçam a sustentabilidade das florestas do país.

“Desde 2020, houve 8.902 inspeções de áreas florestais que culminaram com 4.970 multas contra operadores trabalhando ilegalmente”, revelou a ministra.

De acordo com a fonte, as multas totalizaram o equivalente a 8,9 milhões de dólares, mas até o momento apenas 4,9 milhões de dólares foram pagos.

Ela acrescentou que as autoridades recuperaram 69 dos 76 contêineres cheios de madeira que estavam sendo exportados ilegalmente para a China, do porto de Pemba, no norte de Moçambique.

Ainda no mesmo evento foi anunciado que as autoridades abortaram uma nova tentativa de exportar 12 contêineres de madeira ilegal. Quatro dos contêineres estão no porto norte de Nacala e oito no porto central de Quelimane.

Foto DR

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.