Oxford Economics reduz previsão de crescimento da economia nacional este ano

Oxford Economics reduz previsão de crescimento da economia nacional este ano

As previsões de crescimento da economia moçambicana, na perspectova da Oxford Economics, reduziram de 5,4% em 2023 para 3,7% em 2024.

O crescimento económico previsto para este ano “será sustentado no aumento dos investimentos externos nos projectos de infraestruturas e na melhoria do consumo privado., no seguimento de uma política monetária menos restritiva”.

Esta descida nas estimativas prendem-se com a redução do impacto do aumento da produção de gás natural liquefeito, a partir do projecto Coral Sul FLNG, apresar de um aumento da produção mineira. Além disso, citado pelo Notícias, os analistas alertam que reduziram as suas expectativas para as exportações mineiras, para o resto do ano, “devido à fraqueza da economia chinesa”.

Diz a consultora que o Produto Interno Bruto (PIB) reduziu para 2% no primeiro trimestre do ano face ao período homólogo.

Entretanto, nesse período o crescimento da economia moçambicana foi de 3,2%, abaixo dos quatros trimestres de 2023, segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas sobre as contas nacionais, divulgados a 11 de Julho, escreve o matutino.

Segundo as previsões do Governo, o PIB nacional deverá crescer para 1.536 biliões de meticais este ano, correspondentes a 5,5%.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.