A Secretária de Estado na província de Sofala, Cecília, Chamutota, orientou, na quinta-feira, o lançamento da primeira pedra para a construção da primeira Unidade Industrial de Descasque e Processamento de Gergelim.
O empreendimento, de capitais da Robust International, LDA, uma firma de Singapura, está avaliado em 30.132.458 dólares americanos de capitais.
A unidade fabril será erguida no Bairro Canhandula, Distrito do Dondo. Prevê-se que entre em funcionamento em Março de 2025 e alcance uma produção de 20.000 toneladas por ano.
Na cerimónia, Chamutota saudou todas as partes envolvidas para a materialização da iniciativa, e avançou que a fábrica vai empregar cerca de mil trabalhadores, dos quais 95% será mão de obra local.
A responsável vincou que a unidade vai melhorar o acesso aos produtores, o nível educacional da população e o aumento de entrada de divisas no país. Mas também, recomendou a empresa para interagir com a classe empresarial e identificar os potenciais produtores de Gergelim.
Os distritos de Caia, Gorongosa e Marínguè são os potenciais produtores da oleaginosa. Nas últimas quatro campanhas agrícolas a província atingiu uma produção de cerca de 65 mil toneladas de gergelim.
Deixe uma resposta