Está detido, em Tete, um indivíduo indiciado de roubo e venda de diversos medicamentos, supostamente desviados do Sistema Nacional de Saúde (SNS).
O indiciado foi detido pelo SERNIC quando estava a vender os medicamentos no interior do mercado Canongola, na cidade de Tete, de acordo com o jornal “O País”.
Na sua posse, foram encontrados diversos frascos de Penicilina, Benzatina, frascos de água diluente, paracetamol, Azitromicina, seringas, frascos de bálsamo entre outros, todos do Sistema Nacional de Saúde. O indiciado nega ser o dono dos fármacos.
Este é o segundo caso de roubo e venda ilegal de medicamentos neste ano. O primeiro, segundo o jornal, deu-se em Janeiro, envolvendo uma funcionária da Saúde afecta ao distrito de Angónia.
De referir que o Primeiro Ministro, Adriano Maleiane, reconheceu há dias, na cidade de Pemba que o roubo tem sido a principal causa da falta de medicamentos nas unidades sanitárias, mas garantiu que o Governo está a trabalhar no reforço de medidas com vista a eliminar o desvio de medicamentos.
Deixe uma resposta