O autarca de Quelimane, Manuel de Araújo, entende que o partido Frelimo está fragilizado, sendo esta a melhor oportunidade, desde sempre, para os partidos da oposição criarem uma coligação, a exemplo de Angola, para chegar ao poder.
“Eu nunca vi a Frelimo tão fragilizada como está agora. Seria [um grande erro] a oposição não aproveitar este momento para se unir e juntar forças como aconteceu em Angola”, referiu.
A 5 de Outubro de 2021, os partidos de oposição UNITA, Bloco Democrático e PRA JÁ Servir Angola anunciaram a formação de uma coligação denominada Frente Patriótica Unida.
A Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique, inicia hoje o seu Congresso Nacional que deverá discutir o perfil do candidato à presidência do partido. O partido e o Movimento Democrático de Moçambique aventaram, no ano passado, a possibilidade de se criar uma coligação para as eleições autárquicas, mas tal não se materializou.
Sobre a agenda do Congresso Nacional da Renamo, o autarca diz que existe uma janela para o programa de debate ser emendado e se avaliarem outras propostas.
“Ainda há margem de manobra para se poder enriquecer a agenda”, disse.
Por outro lado, referiu que as actuais crispações no partido decorrem de um processo normal de crescimento e fortalecimento das suas instituições democráticas.
“É bom que haja uma linha contestatária, e isso é saudável para a democracia”, frisou.
Deixe uma resposta