A polícia da República de Moçambique neutralizou e deteve, na terça-feira (09), um cidadão de 24 anos que se fazia passar por médico, no Serviço de Urgências de Adultos (SUR-Banco de Socorro), do Hospital Central de Maputo.
De acordo com um comunicação do HCM, o indivíduo, que se identificava por Acácio Júnior Mondlane, Médico Residente em MFC, também já se tinha infiltrado nos hospitais da Polana Caniço e do Chamanculo.
“No acto da sua detenção, o indivíduo fazia-se acompanhar por uma das suas vítimas, que segundo se apurou, prometeu-lhe uma consulta de urologia, em junho do ano passado”, refere a nota.
Nas primeiras declarações disse que o estetoscópio pertence ao irmão que frequenta o curso de medicina, e que o carimbo, uniforme e livro de receitas, mandou produzir por conta própria.
As suspeitas de se tratar de um falso profissional de saúde surgiram devido a deficiente comunicação e coordenação com os profissionais escalados para aquele turno e por portar um traje diferente dos demais. Os profissionais de saúde, desconfiados da situação, trataram de averiguar a identidade do suposto médico.
Quando neutralizado, o falso médico encontrava-se uniformizado e trazia consigo um estetoscópio, instrumento utilizado por diversos profissionais de saúde, carimbo e livro de receitas.
Deixe uma resposta