Governo exonera Armindo Ngunga do cargo de PCA da ADIN

Governo exonera Armindo Ngunga do cargo de PCA da ADIN

O Governo exonerou, na terça-feira (19), Armindo Ngunga do cargo de Presidente do Conselho de Administração da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN), e para ocupar o cargo nomeou Jacinto Loureiro.

Ngunga tinha sido nomeado para o cargo em Abril de 2021. Anteriormente, desempenhou as funções de Secretário de Estado na província de Cabo Delgado. E, Jacinto Loureiro, foi presidente da autarquia de Boane, no anterior mandato.

O porta-voz da VIII sessão do Conselho de Ministros explicou que esta movimentação de quadros não tem que ver com a verificação de incompetências ou problemas.

Na mesma sessão, o executivo aprovou o decreto que aprova a estrutura, organização e funcionamento do Gabinete de Informação Financeira de Moçambique (GIFiM).

“O decreto visa ajustar a instituição aos instrumentos operacionais sobre o combate ao branqueamento de capitais, financiamento do terrorismo e financiamento da proliferação de armas de destruição em massa, tendo como objectivo a recolha, recepção, solicitação, centralização, análise e disseminação às autoridades judiciais, policiais de investigação, de supervisão e fiscalização de informações respeitantes a operações económico-financeiras susceptíveis de consubstanciar actos de branqueamento de capitais, financiamento do terrorismo, e financiamento da proliferação de armas de destruição em massa e crimes conexos”, explicou Filimão Suaze.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.