Terrorismo condiciona recenseamento eleitoral em Quissanga e Ibo

Terrorismo condiciona recenseamento eleitoral em Quissanga e Ibo

A informação foi avançada nesta sexta-feira, 15.03.2024, pelo Director Provincial do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral STAE, Cassamo Camal, em exclusivo a Zumbo FM Notícias no contexto do início do processo de recenseamento eleitoral rumo às eleições presidenciais, legislativas e dos membros das assembleias provinciais a ter lugar a 9 de Outubro.

Cassamo Camal, disse que a província tem como meta recensear mais 1.500.000 eleitores, em todos distritos da província, excepto os distritos de Quissanga e Ibo, devido a insegurança causada pelos ataques terroristas.

“Já arrancamos em todos os distritos, excepto os distritos de Quissanga e Ibo. A razão é está, de problemas da insegurança, isso não é segredo. Eu não sei, quando a normalidade vai retomar em Quissanga. Se estiverem as condições de segurança lá, nós vamos correr na hora para fazer o registo de eleitores, naturalmente. Mas não sei dizer quando vamos fazer o recenseamento nesses distritos.  Nós temos como meta recensear mais de um milhão e quinhentos mil eleitores” – disse o Director Provincial do STAE de Cabo Delgado, Cassamo Camal.

Camal insta a todos cidadãos maiores de 18 anos de idade ou a completar no dia de votação para aderirem em massa nos postos de recenseamento eleitoral, e pede a colaboração de todos durante o processo.

“Nós gostaríamos de convidar os eleitores que até a data da eleição 09.10.2024  tenham 18 anos ou mais, e que todos afluam em massa nos postos de recenseamento eleitoral. Aos que não se recensearam no processo passado, que promovam as suas inscrições, para ter o direito de eleger e ser eleito.” – disse.

Cassamo Camal, aproveitou a ocasião para apelar a colaboração das autoridades a diferentes níveis para que possam colaborar.

“Também apelar à colaboração dos agentes da lei e ordem, órgãos dos administradores, os chefes dos postos, das localidades, bem como os chefes das aldeias e ao todo eleitor da província de Cabo Delgado, por forma que o STAE, consiga cumprir com a tarefa que tem de inscrição dos cidadãos nesta parcela do País. O apoio também que deve-se lá, aos agentes eleitorais, refiro-me os brigadistas e agentes de educação cívica, por forma a cumprirem com o papel deles dentro do processo” – disse o Director Provincial do STAE.

Refira-se que, o decreto aprovado pelo governo estabelece o período de 15 de Março a 28 de Abril para a realização do recenseamento eleitoral de raiz em todos os distritos no território nacional, e de 30 de Março a 28 de Abril de 2024, o Recenseamento Eleitoral, no estrangeiro.

Por: António Bote, da Zumbo FM.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.