Porto de Maputo vai investir cerca de 600 milhões de dólares para aumento do manuseio de carga

Porto de Maputo vai investir cerca de 600 milhões de dólares para aumento do manuseio de carga

O Porto de Maputo prevê investir cerca de 600 milhões de dólares na reabilitação da infraestrutura, incluindo o cais, devendo aumentar o manuseio de carga, segundo Osório Lucas.

A carga manuseada deverá verificar um incremento de seis milhões de toneladas, passando das actuais 37 milhões de toneladas para 43 milhões.

Esse valor será alocado para a primeira fase das obras de requalificação da infraestrutura para dar vazão aos portos sul-africanos.

“Nós vamos iniciar, em breve, com obras de reabilitação do Porto, porque uma das cláusulas dessa extensão é que nós temos três anos a contar da data de início da assinatura da adenda para efectuar a primeira fase de investimentos que anda na ordem dos 500 aos 600 milhões de dólares. Significa que haverá activos, como o cais, que terão afectadas as suas capacidades porque vamos intervir nessas infraestruturas”, disse o Director Executivo da Sociedade de Investimento do Porto de Maputo, citado pela Rádio Moçambique.

O Director Executivo prevê, contudo, que o crescimento não seja à medida do desejável porque serão retiradas algumas infraestruturas para a reabilitação e aumento da capacidade.

Com a aprovação da extensão do contrato de concessão do Porto de Maputo por mais 25 anos, contados a partir de 2033, vários desafios serão impostos à gestão da infraestrutura para reforçar o seu posicionamento regional.

“A razão para nós pedirmos a extensão é que nós temos consciência do ponto de situação dos portos sul-africanos. Toda a gente envolvida no sector sabe que os portos sul-africanos estão a passar por momentos delicados, desde a condição das infraestruturas e serviços de equipamento. Isto justifica muito a pressão que a EN4 tem estado a sofrer. Há muita procura pelos portos de Maputo por causa da condição dos portos sul-africanos. Portanto, o Porto de Maputo tem de se posicionar imediatamente, sob pena de perder a sua posição hegemónica ou de cota de mercado. Por isso é que fazer esse investimento, agora, é estratégico”, explicou.

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