HCB nega ter contraído endividamento obscuro de 250 milhões de euros

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) recusa ter contraído uma dívida não transparente avaliada em 250 milhões de euros, com instituições financeiras nacionais ou internacionais.

A empresa reage assim a um vídeo colocado a circular nas redes sociais onde se diz que a instituição contraiu a dívida e se questiona o destino do valor.

O MZNews teve acesso a um vídeo onde o Director-Geral do Centro para Democracia e Desenvolvimento Humano, Adriano Nuvunga, diz que a HCB buscou o valor junto da Agência Francesa de Financiamento de Energia e ao Banco Africano de Desenvolvimento, faltando um ano para o actual Governo terminar o mandato.

“Não está claro onde este dinheiro foi investido”, disse, alertando que “em África, o endividamento é uma das formas utilizadas pelos dirigentes para alimentar esquemas de corrupção”.

Ele exige que a HCB explique ao povo moçambicano o que terá feito com o valor do suposto endividamento.

Sem se referir em concreto ao “tal” vídeo, a empresa diz que o conteúdo “contém características de desinformação”.

“Conselho de Administração da HCB reserva-se ao direito de esclarecer aos seus accionistas, investidores e ao público em geral que a empresa não beneficiou de nenhum empréstimo bancário de instituições financeiras nacionais ou internacionais” lê-se no comunicado enviado à redacção do MZNews.

A empresa diz lamentar “a veiculação de informações que não constituem a verdade”, também por não ter sido consultada sobre o “suposto endividamento”.

Por outro lado, a empresa diz estar em negociações com instituições financeiras de desenvolvimento, visando obter melhores condições de financiamento de parte do investimento para a reabilitação do Parque Electroprodutor (Projecto Capex Vital)

“decisão sobre a toma ou não dos referidos financiamentos será fundada na sua viabilidade económico-financeira e em benefício da Empresa, seus accionistas e investidores”, lê-se.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.