“Façam como os políticos”: Nyusi insta INSS a ajustar padrão de linguagem para atrair pequenos contribuintes  

“Façam como os políticos”: Nyusi insta INSS a ajustar padrão de linguagem para atrair pequenos contribuintes  

O Presidente da República (PR), Filipe Nyusi, apelou ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) a moderar a linguagem utilizada nos seus programas de educação e sensibilização para atrais mais contribuintes ao sistema.

Falando hoje, na cidade de Maxixe, província de Inhambane, durante a inauguração de um edifício da instituição, Nyusi disse existirem pessoas que sequer sabem o que é o INSS, havendo, por isso, a necessidade um nível de linguagem mais “terra a terra”.

“Eu escuto sempre a rádio, nas manhãs, programas de INSS, mas os funcionários devem sair dos gabinetes e falar a língua terra a terra. Aqueles vocabulários da rádio nem todos nós percebemos. Sentem aí, terra a terra no mercado, e explica o que é o INSS, porque ninguém percebe, por vezes”, instou o PR.

Segundo Filipe Nyusi, aquele instituição deve encontrar outras formas para atrair os pequenos contribuintes, sendo uma delas realização de campanhas de contacto.

“Expliquem o que é isso, quais são as vantagens. Assim como os políticos fazem as campanhas, vão fazer um campanha que beneficie o cidadão, que lhe toca imediatamente”, instruiu.

Por outro lado, Nyusi reconheceu a capacidade turística de Inhambane, e exortou a exploração desse potencial para o alargamento da base contribuintes.

“Dado o impacto deste sector nevrálgico na empregabilidade dos jovens, em particular mulheres, Inhambane é um dos melhores exemplos em termos de cobertura territorial dos serviços de segurança social”, referiu.

Ele instou igualmente um esforço contínuo para o mapeamento de outros sectores que permitam levar ao sistema os trabalhadores de todos os estratos sociais.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.