CIP submete relatório de observação eleitoral e contagem paralela ao Conselho Constitucional

CIP submete relatório de observação eleitoral e contagem paralela ao Conselho Constitucional

O Centro de Integridade Pública (CIP) submeteu, esta quarta-feira (8), ao Conselho Constitucional, o relatório de observação eleitoral e contagem paralela das eleições autárquicas de 11 de Outubro.

No documento, constam as irregularidades apuradas no terreno, desde o processo de recenseamento até o apuramento geral. Ao CC foram enviados, também, dados da contagem paralela efectuada pelo CIP e as cópias dos editais usados.

O CIP refere no documento que os resultados das eleições autárquicas, em determinados municípios (Maputo, Matola, Quelimane, Nampula e Chiúre) não reflectem a vontade do eleitor e que a actuação dos órgãos eleitorais influenciou negativamente no processo eleitoral, o que poderá contribuir para o aumento do descrédito destes órgãos e na redução do nível de participação dos eleitores nos próximos pleitos eleitorais.

Sendo assim, o Centro de Integridade recomenda ao Conselho Constitucional: (i) Verificar os dados apresentados pelo CIP, referentes ao PVT, comparando os dados da CNE e os dados remetidos pelo CIP, para que se possa esclarecer a disparidade de votos obtidos pelos partidos políticos. (ii) Investigar as irregularidades e os ilícitos eleitorais reportados e como eles afectaram o processo eleitoral no seu todo. (CIP)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.