Já se prevê a data para LAM retomar ligação entre Maputo e Lisboa

A Fly Modern Ark (FMA), empresa contratada pelo Governo para reestruturar as Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), avançou, esta quinta-feira, que a companhia moçambicana poderá retomar a ligação entre Maputo e Lisboa até 20 de Novembro deste ano.

De acordo com Theunis Crous, o restabelecimento da rota é de capital importância para o país, e vai atribuir uma nova imagem à LAM. Recorda Lusa (via Notícias ao Minuto) que a LAM perdeu as licenças de voo para Lisboa em 2012.

Citado pela Lusa, Crous disse que a LAM negociou o aluguer de um Boeing 737 cargueiro, apenas para tratar do transporte de carga em Moçambique e África do Sul. Depois de seis meses, um segundo Boeing deverá entrar nas operações da companhia.

Ele perspectivou rentabilidade para a LAM com esse plano de transporte de carga. “O transporte de carga é um negócio muito rentável”.

Para já, de acordo com o responsável, a FMA mobilizou 15 milhões de dólares para financiar as operações da LAM. Isto inclui a abertura de novas rotas, e aeronaves.

Neste contexto, o gestor disse que espera chegar a acordo com o Governo moçambicano para um contrato de gestão “melhor” no futuro, tendo em contas as condições iniciais acordadas, que envolvem ainda a necessidade de redução de custos e aumento de receitas.

A FMA assumiu a gestão da companhia aérea estatal em abril e reconheceu que a LAM tinha uma dívida estimada em cerca de 300 milhões de dólares, de acordo com dados fornecidos na altura.

A estratégia em curso, de revitalização da empresa, segue-se a anos de problemas operacionais relacionados com uma frota reduzida e falta de investimentos, com registo de alguns incidentes, não fatais, associados por especialistas à ineficiente manutenção das aeronaves.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.