O número de óbitos no Hospital Centra de Maputo (Director-Geral do Hospital Central de Maputo) reduziu durante o período em que os médicos estiveram em greve, segundo o Director-Geral do HCM, Mouzinho Saíde.
Citado recentemente pela Rádio Moçambique, Saíde notou que nos cerca 40 dias de greve dos médicos foram registados 392 óbitos. Ele constatou ainda que relativamente ao mesmo período do ano passado, portanto, em Agosto, enquanto os médicos prestavam todos os serviços sanitários, houve mais 33 óbitos, ou seja, 425 mortes.
“Em termos de mortalidade, como veem, até reduziu, porque o número de doentes reduziu substancialmente também. Onde tivemos actividade reduzida foi no número de consulta e intervenções cirúrgicas. Mas a outra actividade manteve-se regular, principalmente em termos de assistência”, disse.
Por outro lado, o Director-geral da maior unidade hospitalar do país disse que actualmente todas as actividade decorrem com plenitude, com a presença de todos os médicos.
Mouzinho Saíde falava à margem da entrega de entrega de mobiliário material ao HCM pelo Ministro da Saúde, Armindo Tiago.
Deixe uma resposta