Desde o início do ano, o roubo de energia e vandalização de material eléctrico na cidade da Beira, província de Sofala, já causou perdas de 58 milhões de meticais à Electricidade de Moçambique (EDM).
“Registámos, de Janeiro a esta parte, mais de sete mil fraudes”, disse o Director da Área de Serviço ao Cliente da EDM, Aníbal Barca, citado pelo Notícias, e assegurou que alguns casos já foram transitados em julgado.
Falando no âmbito das celebrações do 46º aniversário da instituição, disse que essas práticas estão a colocar em causa as metas traçadas pelo Governo.
“Com as perdas que a EDM teve, existem projectos que não foram desenvolvidos. Qualquer empresa que regista perdas se ressente financeiramente, sendo que alguns projectos são adiados, tal como está a acontecer com a EDM”, referiu.
No entanto, a EDM está a sensibilizar a população para a adopção de práticas que contribuam para o abandono de actividades prejudiciais ao fornecimento de corrente eléctrica.
A campanha de sensibilização das comunidades, na Beira, foi oficialmente lançada no sábado. Na primeira fase vai abranger os bairros da Munhava, Manga e Chota. Essas três zonas são as que registam maiores ocorrências de fraude, de acordo com Aníbal Barca.
Deixe uma resposta