BNI e Afreximbank lançam linha de financiamento para pequenas exportações

BNI e Afreximbank lançam linha de financiamento para pequenas exportações

O Banco Nacional de Investimentos (BNI) e o Banco Africano de Exportações e Importações (Afreximbank) disponibilizaram, na quarta-feira, uma linha de financiamento de 25 milhões de dólares para empresas que lidam com pequenas exportações.

Os créditos dos bancos visa impulsionar a exportação realizada por Pequenas e Médias Empresas (PME) moçambicanas do sector produtivo com a necessidade de competir no mercado internacional.

“Sendo um banco do Estado, queremos trabalhar com empresas que estejam a garantir uma boa contribuição fiscal, por isso, exigimos que também tenham a situação contributiva regularizada, e não podem ter dívidas malparadas”, apontou.

Ancha Omar, chefe da Unidade de Desenvolvimento de Negócios e Sustentabilidade do BNI, disse, em Maputo, que o fundo vai conceder às PMEs subvenções entre 500 mil e 6,5 milhões de dólares.

No entanto, as empresas que careçam de subvenções inferiores a 500mil dólares poderão chegar em acordos com o banco.

“Queremos facilitar o crescimento das PMEs e do país. As empresas podem contactar-nos para avaliarmos, em conjunto, as necessidades reais de investimento, incluindo no âmbito deste fundo”, disse.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.