O Director adjunto do Gabinete de Informação Financeira de Moçambique (Gifim), Luiz Cizerilo, disse que o país está a envidar esforços para sair da lista cinzenta do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), prevendo que tal ocorra até o final do próximo ano.
No âmbito do esforço para o desiderato, o Executivo procedeu, na sexta-feira, a entrega do segundo relatório de avaliação do GAFI onde são apresentadas melhorias nas questões colocadas para instituição financeira internacional.
“Neste segundo relatório de avaliação que foi apresentado em 28 de Julho, Moçambique respondeu as premissas que o John Group colocou no nosso primeiro relatório de avaliação que foi submetido a 17 de Março e depois ractificado pelo Conselho de Ministros. Moçambique apresentou avanços, aquilo a que se designam progressos no relatório”, disse, citado pela Rádio Moçambique.
Ele destaque que o Governo vai envidar mais esforços para a retirada do país da lisa cinzenta do GAFI, no prazo de 18 meses.
“O que o Governo pode, neste momento, assegurar é que os sectores se empenharam. Temos um relatório de progresso significativo que submetemos, e aguardamos pacientemente aquilo que será a avaliação do ICRG [Grupo de Análise da Cooperação Internacional] do GAFI”, disse.
Deixe uma resposta