Cantina escolar dá lugar à Direcção da Escola Secundária da Namaacha

Cantina escolar dá lugar à Direcção da Escola Secundária da Namaacha

A cantina da Escola Secundária da Namaacha deu lugar à Direcção do estabelecimento de ensisno devido ao risco iminente de desabamento de toda a infraestrutura escolar.

A escola está em estado avançado de degradação, avançou hoje a Rádio Moçambique, adiantando que dez salas de aulas e o lar estão abandonados. As 13 salas restantes, que albergam cerca de três mil alunos, também estão em risco de desabamento.

“Tinha dez salas de aulas lá dentro. Tínhamos também as residências dos professores. Os gabinetes funcionavam do outro lado. Tivemos de improvisar o gabinete do Director aqui onde era uma cantina escolar. A Secretaria passou para uma sala de aulas. Estamos a falar [igualmente] do Gabinete da Direcção Pedagógica que era apenas do curso nocturno neste edifício cá fora que passou a acomodar todos os membros da Direcção Pedagógica”, apontou o Director da Escola, Arone Cubane.

A situação já levou a transferência de alguns alunos para outras escolas no mesmo distrito.

O cenário é do conhecimento do Ministério da Educação, garante a direcção da escola que diz serem necessários cerca de 18 milhões de dólares para se reabilitar toda a escola.

“Prometeram-nos que a breve trecho havemos de beneficiar dessa reabilitação. Fizeram-se os cálculos e são necessários 18 milhões de dólares. A reabilitação significa a demolição completa do edifício e construir um edifício de raiz. Fala-se da construção de um parque residencial ara os professores porque quase todos veem da cidade de Maputo”, explicou.

Ele falava no âmbito da recepção de computadores doados pelos parceiros da escola.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.