O Conselho Municipal da Vila da Namaacha instalou um posto de cobrança ambulante de taxa de portagem extraordinariamente no dia da Peregrinação ao Santuário da Nossa Senhora de Fátima, na sexta-feira (12).
A fazer a cobrança estavam funcionários da edilidade vestidos com coletes verdes. E, conforme as características dos automobilistas, aleatoriamente, os cobradores determinavam o valor a pagar, entre 50,00 e 100,00 meticais.
Um vídeo da cobrança ilícita a que o MZNews teve acesso mostra cerca de 15 agentes municipais a actuar os motoristas numa estrada sem as mínimas condições de transitabilidade. Todas as viaturas, entre particulares e semi-colectivos, seguiam em um único sentido.
De acordo com o Notícias, os fiéis procuravam saber a razão do oportunismo municipal e como resposta os agentes diziam “pague e depois vai lá reclamar”.
Durante a eucaristia, o administrador da Namaacha, Carlos Mourinho, pediu desculpas aos fiéis pelo sucedido e prometeu que tal não voltará a acontecer naquele local.
Recorde-se que o Conselho Municipal da Vila da Namaacha depara-se com a falta de dinheiro para pagar salários aos seus trabalhadores e estes várias vezes paralisaram as actividades da edilidade. Até Janeiro deste ano, os funcionários não recebiam seus ordenados há seis meses.
Deixe uma resposta