Cabo Delgado: Moçambique tem custos elevados para manter as operações militares

Cabo Delgado: Moçambique tem custos elevados para manter as operações militares

O Presidente da República (PR), Filipe Nyusi, disse que o Moçambique realiza gastros financeiros elevados para manter as operações militares conjuntas de combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado.

“… são volumosas, têm de comer, ter munições, caminhar, voar, e uma série de coisas. Portanto, estamos em tempo de guerra, e quando algumas coisas são feitas sem saber que é preciso manter o país às vezes deixamos de ter essa sensibilidade”, disse.

Nyusi reconheceu os gastos durante a avaliação das necessidades das forças militares naquela província que realizou com o seus homologo do Ruanda, Paul Kagamé. Os dois chefes de Estado falavam em Londres no âmbito das cerimónias de coroação do Rei Carlos III, no Reino Unido. Eles também participaram da reunião dos Líderes da Commonwealth sobre juventude e paz.

“Temos uma base permanente de contactos, e temos que encontrar saídas porque eles também precisam do apoio no mundo, nós precisamos de apoio temos que angariar apoios conjunto”, referiu o PR, citado pela TVM.

Nyusi disse ainda que da conversa com Kagamé abordaram a situação do continente sobretudo das zonas onde actua o Sahel, Moçambique, Congo entre outros.

“Foi um momento em que de forma mais direccionada, avaliamos a missão conjunta no teatro operacional do norte, onde teremos de intensificar as operações”, disse.

Em Londres, Nyusi manteve outros encontros bilaterais com chefes de Estado e representantes de governos de diversos países africanos e europeus.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.